quarta-feira, 26 de setembro de 2007

CURIÓ " O CANTO DA ARTE"

O Curió é um dos passarinhos com um dos mais belos cantos, por isso seus torneios são tão disputados, Existem diversas associações espalhadas pelo país como a ACCESP em São Paulo em Florianópolis esta localizada a SAC (Sociedade Amigo do Curió) onde todo final de semana centenas de pessoas se encontram para diversas disputas de cantos, com seus pássaros caros chegando aos preços de casas e carros.
Em Foz do Iguaçu existe uma associação dos criadores de curió onde todo domingo os aficionados pelo pássaro se encontram pra trocar informações sobre canto e criação, e para competir os cantos, mesmo não tendo o mesmo glamour dos encontros nas grandes cidades, ela mesmo assim faz com que muitas histórias sejam descobertas sobre esse hobby, tão cultivado por muitos empresários das grandes cidades, que tenta ganhar seu espaço por aqui.
A seguir algumas informações técnicas sobre o curió, os dados foram retirados só site da ACCESP, pois a associação de Foz ainda não contém um site.
A cor do curió é marrom quando novo. Depois de completar 420 dias suas penas ficam pretas com apenas uma pequena mancha branca na asa e sua barriga e peito fica na cor vinho, a fêmea é marrom com um tom mais claro no peito mesmo quando adulta. A espécie é encontrada em todo o Brasil e alguns lugares da América do Sul. Habita as regiões litorâneas brasileiras e principalmente o litoral paulista.
Seu tempo de vida é de 30 anos no cativeiro (se bem cuidado) e de 8 a 10 anos na vida selvagem.
Ele é um pássaro de pequeno porte, chega ao máximo a 14 cm, e só se acasalam entre mês de agosto até o fim de março. O nome Curió na língua tupi guarani significa "Amigo do Homem", pois este pássaro gostava de viver perto da aldeia dos índios. Esta característica de se aproximar do ser humano, a sua elegância, a enorme capacidade de disputar pelo canto quem é o dominador do território, e a enorme qualidade de seu canto, fez do curió um amigo muito estimado entre os criadores e amantes de pássaros em geral. O bicudo (oryzoborus maximiliani) é um parente muito próximo do curió e também excelente cantor, só que um pouco maior e é todo preto e com a mesma mancha branca na asa. O canto de curiós e bicudos é tão apreciado que, nos concursos, essas qualidades são muito importantes. O Curió aprende a cantar desde pequeno com o pai, porém, os aconselham que os filhotes ouçam o canto do pai, somente se este canto for perfeito. As aves emitem sons que podem exprimir alegria, tristeza, aviso de alerta, dentre outros. Há uma grande variedade de cantos, e varia de região para região, havendo casos de pássaros que emitem até 40 assobios diferentes. No Brasil já foram encontrados mais de 128 cantos diferentes e, os mais conhecidos são: Praia Grande, Paracambi, Uberaba, Vi te teu, Mateiro (que é o natural do pássaro), Florianópolis. Quanto a repetição pode ser curto (de 1 a 4) ou longo (mais de 5). O canto mais difundido por todo o Brasil é o chamado Praia Grande. Esse canto é originário das praias paulistas e, atualmente, está extinto na natureza, ou seja, os pássaros selvagens não mais o emitem. Por isso, a preocupação dos criadores de todo Brasil é que seja mantido, em cativeiro, esse tipo de canto.
O curió além de excelente cantor é um imitador nato, por isso, não é aconselhável criá-lo com outras espécies de pássaros, porque ele aprenderá facilmente o canto delas, perdendo assim a pureza de suas notas musicais características. O melhor tempo para o curió aprender a cantar é quando novo, ainda com Três meses. Colocando o pássaro para escutar o canto de fita, CD ou de um mestre (pássaro do plantel que tem o melhor canto), mas também pode aprender depois de velho se ele for cabeça mole (nome dado pelos criadores, um curió que ao escutar um canto diferente do sua troca de canto). Você pode encontrar CD contendo gravações de canto de curió, especiais para o treinamento de filhotes e aperfeiçoamento do canto de curiós adultos. Criadores. Recentemente morreu o curió Cyborg, considerado o “Pelé dos Curiós”, o passarinho pertencia ao tri campeão mundial de futebol Roberto Rivellino, e com isso o mundo desses apaixonados por curió ficou um pouco mais silencioso.

9 comentários:

toniandre disse...

Bom Jackão!!

toniandre disse...

Cadê as atualizações ?????????
Não esqueça que as análises dos blog`s devem ser enviadas pro meu e-maile não podem ser publicadas nos blog`s!!

Izzy disse...

Tchê atualiza esse blog!!!

Bacana o texto!

ab

toniandre disse...

Jakão ... onde estão as atualizações??

Aline Aguayo disse...

Jackao!
Gostei do Curió!!

:)

toniandre disse...

Bom, e agora com computador e internet em casa ... qual será a desculpa por não postar??

maryjane disse...

ahh
vou entrar na campanha do Toni

atualiza! atualiza! uauhauha

;*

Unknown disse...

GRAVACOES ANTIGAS EM TODOS ESTADOS DE CONSERVACAO DE CURIOS E BICUDOS.
TENHO INTERESSE EM ANTIGAS GRAVACOES DE CURIOS E BICUDOS EM DISCOS VINIL/LPs ou GRAVACOES ANTIGAS EM FITAS OU ROLOS, DIALETOS QUAISQUER, EM TODOS ESTADOS DE CONSERVACAO.
INFELIZMENTE ESTAS GRAVACOES ANTIGAS ESTAO ESQUECIDAS NO FUNDO DO ARMARIO POIS JA ESTAO FORA DE MODA, MAS POR FAVOR, GOSTARIA QUE CHECASSE COM SEUS AMIGOS E VIZINHO E TIAS-AVOS-VIUVAS QUE TENHAM ESTAS GRAVACOES ANTIGAS DE CURIOS E BICUDOS. POR FAVOR AGUARDO, RAFAEL MANGIA.
rafael@teachers.org

Unknown disse...

bom dia possuo uma femea de curió que após a gala ela poe o ovo e come ja nudei a ração e não surtiu efeito gostaria de saber o que fazer grato
edegarkremer@hotmail.com